Características gerais:
O corpo dos peixes com esqueleto ósseo é geralmente achatado na lateral e fusiforme (mais afilado nas extremidades e avolumado no meio),isso facilita seu deslocamento na água. A pele é coberta por escamas,que protegem o corpo. E secreta um muco,que deixa o corpo escorregadio,e ajuda no deslocamento.
Vive tanto na água doce ou salgada.
São animais ectotérmicos,ou seja,a temperatura do seu corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente,nesse caso a água.
Os ósseos tem opérculo que protege as brânquias. A temperatura do corpo varia conforme o ambiente.
Respiração:
A respiração dos peixes ocorre por meio de brânquias,estruturas formadas por pequenos filamentos ricos em vasos sanguíneos. A água entra pela boca,é direcionada para as branquias e depois sai pelo opérculo,a troca de gases ocorre quando a água passa pelas brânquias e o gás oxigênio dissolvido na água passa aos vasos sanguíneos e é levado ao coração eu gás carbônico trazido pelos vasos sanguíneos é liberado na água pelos opérculos.
Reprodução:
A maioria é ovípara ou seja põe ovos. Geralmente nos peixes ósseos a fecundação é externa nos cartilaginosos é interna.Esqueletos:
Existem dois tipos de esqueletos Ex:esqueleto ósseo (osteíctes) e esqueleto cartilaginoso (condríctes).Osteíctes: Carpa e Piranha.
Condríctes:Raia.
Anfíbios:
O Que significa anfíbio:
Os anfíbios constituem uma classe de animais vertebrados, pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica agrupados na classe Amphibia. A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre. Estão identificadas cerca de 6000 espécies de anfíbios no Amphibian Species of the World. Características gerais:
A análise de um ser da classe dos anfíbios exige a divisão de seu ciclo vital, devido a diferenças morfofisiológicas entre as fases aquática e terrestre (adulta).
Quando jovens, a maioria das espécies de anfíbios vivem em ambiente aquático dulcícola, e sua estrutura corpórea é semelhante a de um alevino, realizando respiração branquial. A fase jovem, também conhecida como larval, é determinada do nascimento até a metamorfose do anfíbio, que lhe permitirá sair do ambiente aquático e fazer parte do ambiente terrestre. As larvas possuem cauda e até mesmo linha lateral como os peixes.
Já adultos, a dependência da água dos anfíbios é superada , e após a metamorfose estes animais podem deixar a água e viver em habitat terrestre. Portanto, como complemento à respiração pulmonar, os anfíbios realizam a respiração cutânea (trocas de gases através da pele).
O coração do anfíbio apresenta apenas três cavidades: 2 átrios, nos quais há chegada de sangue ao coração; e um ventrículo, no qual o sangue é direcionado ao pulmão ou ao corpo do animal.
Grupos de anfíbios:
Existem cerca de 3.500 espécies de sapos, rãs e pererecas no mundo, mais de 600 no Brasil Exemplos:
Ápodes:
Cecílias
As Cecílias são anfíbios, vermiformes, que não têm membros e que vivem enterradas,seus olhos são muito pequenos e usam receptores químicos para detectar suas presas. Podem ser aquáticas ou terrestres, mas todas respiram através de pulmões. Alimentam-se de presas como minhocas, vermes, larvas de insetos e também de peixes pequenos. As Cecílias são encontradas em regiões tropicais.
Anuros:
Sapos
Os anuros são um grupo de anfíbios que não possuem cauda e possuem estrutura de esqueleto adaptada para locomoção aos saltos. O sapo captura suas presas com a língua ágil. Ele fecha os olhos para engolir o alimento.
Rãs
As rãs são popularmente conhecidas como anuros. São bastante ligadas à água e bons nadadores. No Brasil, ocorre apenas uma espécie de rã verdadeira que é encontrada na Amazônia. Seus membros posteriores são longos e adaptados à natação e aos saltos. Pererecas:
A perereca pertence à família das Racoforídeas. Existem cerca de 150 espécies. Sua pele é mais lisa que as dos sapos. A perereca possui nas extremidades de cada dedo pequenas almofadas adesivas que servem para se prender aos galhos. EUrodelos:
Salamandras
Habitam regiões arborizadas. Vivem principalmente na Europa e no norte da África .Existe apenas uma espécie no Brasil.Repteis:
Características gerais
->Seu corpo é coberto com pele seca (não mucosa) geralmente com escamas ou placas córneas que impedem a perda de água.
->Eles tem dois pares de membros, cada uma tem patas adaptadas para correr, rastejar ou trepar.
->Esqueleto interno.
->Coração dividido em quatro câmaras.
->Respiração as tartarugas podem permanecer algumas horas embaixo da água, prendendo a respiração e o coração bate devagar, o fornecimento de oxigênio ocorre por um tipo de respiração acessória, em que o oxigênio dissolvido na água é absorvido pelas vias.
->Sua temperatura varia de acordo com o ambiente
->A fecundação é interna, ovos grandes, com grandes vitelos, em cascas córneas ou calcarias geralmente libertados, mas retidos pela femea.
->Musculatura muito desenvolvida em cobras e lagartos e em jacarés e crocodilos, mas em tartarugas, cágados e jabutis a musculatura é desenvolvida apenas no pescoço.
Grupos:
Podem se distinguir quatro grupos de repteis:
Lacertílios:lagartos,lagartixas iguanas e camaleoes.
Quelonios:são as tartarugas,cagados e jabutis.Eles tem uma carapaça dura que os protege.
Crocodilianos:Jacares e crocodilos.
Ofidios:Serpentes.
Soro antiofidico:é um remedio que ajuda a curar o efeito de mordidas de cobras venenosas.
Cobras Peçonhentas
Cobras não peçonhentas
Aves:
Características gerais:
As aves carenatas são aquelas com capacidade de voo,algumas aves voam por distancias pequenas,como as galinhas,e os pinguins também estão incluídos nesse grupo.
As aves ratitas não voam como a ema e o avestruz mas em compensação são excelentes corredoras.
São animais endotérmicos,ou seja,produzem calor internamente,por meio da energia obtida com a digestão dos alimentos. Assim,a temperatura corporal é mantida constante,independente da variação da temperatura do ambiente
Apresenta penas,utilizadas tanto para voar como também para para reduzir a perda de calor e ajudar na manutenção da temperatura corporal.
A pele impermeável diminui a perda de água e permite que as aves habitem regiões secas. Algumas especies de aves apresentam na pele glândulas uropiginas que secretam uma substância oleosa,ajudando no processo de impermeabilização das penas.
As aves têm bico e não tem dentes.
No sistema digestório as aves têm o papo uma dilatação do esôfago,que é utilizada para armazenar alimentos.
Elas têm moela ,também chamada de estomago.
Apresentam siringe um órgão que produz sons ou canto das aves.
Elas respiram por pulmões.
São animais ovíparos com fecundação interna.
O tipo de alimentação das aves depende do formato e do tamanho do bico.
Eles tem a presença de cloaca,a qual abre para o exterior e faz parte do sistema digestório.